sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Istambul - Turquia

Quando estudamos História aprendemos sobre Impérios Antigos que, de tão longínquos no tempo, nem parecem terem sido reais. A cidade de Constantinopla, tão recorrente nas aulas, ainda existe; ou melhor, só mudou de nome. Istambul, na Turquia, viu a humanidade se transformar e viver uma revolução na arquitetura, nos costumes e na religião.
Através destas fotos você vai perceber que os notórios séculos sob o domínio do Império Bizantino e Otomano deixaram marcas que podem ser vistas até hoje.


Turquia 
 
Com 2.600 anos de idade, Istambul foi sede de dois importantes Impérios: Bizantino e Otomano. Situada no limite entre Ásia e Europa, a cidade foi alvo de disputa entre persas, espartanos, atenienses, romanos, bizantinos e otomanos. Nesse ínterim, foi destruída e reconstruída diversas vezes. 

Apesar de toda a sua importância, Istambul não é a capital da Turquia. A cidade mais populosa da Europa é polo industrial e turístico do país e, até 1930, era chamada de Constantinopla.

Turquia 
 
A conexão entre Ásia e Europa é a Ponte Bósforo. A construção pode até considerada como nova, pois foi realizada em 1970. A poucos anos atrás, recebeu uma iluminação especial para destacar ainda mais a sua arquitetura.

Turquia 
 
A Blue Mosque, a mesquita azul, foi construída para ser o melhor lugar de adoração ao Islamismo do mundo. O Sultão Ahmet I ordenou sua construção no século 17, durante o Império Otomano.

Turquia 

O nome Mesquita Azul vem do fato dela ser revestida em azulejos azuis. As torres que parecem lanças são as minaretes. Existem poucas mesquitas no mundo com seis minaretes e que preserva tão bem o seu interior suntuoso. 

Turquia 
 
No caminho entre a Hagia Sofia e a Mesquita Azul, está este jardim florido com chafariz. Nestes arredores do bairro Sultanahmet, o mais antigo da cidade, há um grande fluxo de turistas e de demonstrações culturais.

Turquia 

Erguida pelo Império Bizantino para ser a principal basílica cristã da então Constantinopla, a atual Hagia Sophia já foi inteiramente destruída e reconstruída. Convertida em mesquita na era otomana, Hagia Sophia, como é oficialmente chamada, significa em grego “Sagrada Sabedoria”. 

Turquia 

Símbolo da arquitetura bizantina, sua beleza impactou tanto o Império de Justino I que ele mandou escrever um poema sobre a Hagia Sophia. Em seu interior ainda há representações cristãs juntamente com símbolos muçulmanos.

Turquia 

Para muitos, a Torre de Gálata lembra a italiana Torre de Piza. A influência pode ser explicada pela colônia genovesa no vilarejo de Gálata, onde está instalada. 

Turquia

Durante a Quarta Cruzada, a Torre de Gálata, que servia como vigilância da cidade, foi destruída e durante o período otomano sofreu diversas modificações. 

Turquia 
 
As Ilhas Príncipe são o destino preferido dos turcos nas férias. Nomeada por ser local de exílio dos príncipes durante a era bizantina, o conjunto de quatro ilhas tem a particularidade de não ter tráfego intenso de carros; o transporte é feito por carroça e cavalos. 

 
O Castelo Bizantino das Sete Torres foi remodelado na era Otomana. Suas sete torres serviam de prisão e mantinham em segurança os tesouros do Império. O muro era a fortaleza que protegia a cidade.

Turquia

Conta a lenda turca que a Torre de Leandro, também chamada de Torre da Donzela, foi o lugar escolhido por um sultão para proteger sua filha. Em uma consulta ao oráculo, este profetizou que a garota seria morta por uma cobra em seu 18º aniversário. Para mantê-la longe da terra firme e das cobras, o sultão a colocou protegida nesta torre no meio do Bóforo. Mas ao levar uma cesta de frutas para a filha, ela foi picada e assim a profecia se concretizou em seu 18º aniversário. 

Turquia 

O Palácio Dolmabahçe está na aérea europeia da Turquia. Ele era o centro administrativo do Império Otomano e seu interior contém catorze toneladas de ouro e um enorme lustre de cristal, presente da Rainha Vitória do Reino Unido. 

Turquia 

Atualmente o Palácio é um museu aberto a visitações. O portão Dolmabahçe fica às margens do Estreito de Bóforo.


Istambul tem tantas atrações turísticas, que tivemos que deixar de lado alguns edifícios e centros históricos. Se você sentiu falta de algum, escreva na nossa caixa de comentários ou nos fale qual a sua impressão sobre a cidade!

Pacotes para Turquia, acesse: www.lobotur.com.br
Fonte: Mala Pronta
Acesso dia 27/01/2012
http://www.malapronta.com.br/blog/2011/07/14/fotos-de-istambul-na-turquia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário